sexta-feira, 17 de junho de 2011

Projeto de Iniciação Científica no IFMT Campus Cáceres

OS “CAUSOS” E LENDAS DO IMAGINÁRIO POPULAR NO DISCURSO DOS PESCADORES QUE VIVEM ÀS MARGENS DO RIO PARAGUAI

        O IFMT Campus Cáceres está desenvolvendo um trabalho de formação inicial continuada de trabalhadores PROEJA FIC em uma colônia de pescadores que vivem às margens do Rio Paraguai no município de Cáceres MT. O público do programa é de pessoas que dedicaram e dedicam toda ou parte de sua vida à atividade da pesca. Estas são pessoas que carregam consigo a tradição oral de “contar causos” , e muito deles ligados às questões lendárias do imaginário popular que é passado de geração em geração como histórias de assombração, do Minhocão, do Negrinho D'água, Pé-de-garrafa, entre outros.
        Para garantir a eficiência e a qualidade do projeto, foram selecionados os discentes Carlos Henrique e Eduarda Caroline, ambos do segundo ano do curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, é posto como objetivo dessa Iniciação Científica a realização de registros das diversas experiências, percepções, modo de vida e imaginário popular dos pescadores que vivem às margens do Rio Paraguai, com estas informações irá ser produzido um material didático destinado à formação dos próprios pescadores e ainda que a pesquisa fique à disposição para análises de outra natureza.
        O que se pretende com esse trabalho de pesquisa é a formação de um acervo de informações diversas sobre o homem ribeirinho. Além disso, pretende-se dar publicidade ao trabalho por meio de apresentações em eventos científicos, a fim de difundir as ações do IFMT Campus Cáceres no que diz respeito à educação profissional com público especial, como é o caso dos pescadores da colônia de Cáceres-MT.

RESUMO DO PROJETO DE PESQUISA APRESENTADO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO – CAMPUS CÁCERES.
Coordenador do Projeto:  Prof. Kléberson Pierre Cardoso de Jesus.

2 comentários: